cab_transito

o tema da Semana Nacional de Trânsito para o ano corrente é: “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

O tema acompanha a evolução das ações de campanha de educação de trânsito deste Departamento, e acompanha as ações da “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A principal finalidade é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é o responsável pelas próprias ações e sofrerá as consequências de suas escolhas. Assim, o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, possibilita realizar ações focadas em todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores).

Cada um é responsável pelas atitudes no dia a dia no trânsito e que cada um pode e faz a diferença!

Veja mais detalhes sobre nossas ações sugeridas ou solicite o desenvolvimento de algum projeto:

Simulador de Direção Defensiva

Simulador (4) Simulador (10)

 

A Impaciência diante do semáforo fechado que faz o motorista avançar, esquecer de sinalizar ao mudar de faixa, limites de velocidade. Estes são alguns dos pequenos desvios que podem provocar grandes acidentes. Na AISIN os funcionários puderam checar seu comportamento ao volante em evento sobre segurança no trânsito. Utilizando nosso simulador de carro ou moto o participante checa seu comportamento ao volante quando colocado em situações reais de trânsito. Cada colaborador utiliza o simulador por 5 minutos em média, num total de 12 pessoas por hora.

Point Interativo Simulador de Embriaguez

oculosEmbriaguez IMG_1723 (Small)

Se beber, não dirija. Todos conhecem a frase e imaginam o que acontece. Mas o que acontece? No laboratório Shire os participantes foram convidados a utilizar o óculos simulador e, ao mesmo tempo, desempenhar atividades simples como colocar o dedo no nariz, andar sobre uma linha reta sem se desviar, etc. Sentiram as dificuldades que alguém alcoolizado sentiria para realizá-las.

Os participantes são levados a perceber  de maneira prática, não apenas estas dificuldades causadas pelas alterações dos reflexos de equilíbrio  mas principalmente, os riscos em que colocam tanto a si quanto aos  que os cercam ao dirigir ou realizar alguma tarefa estando alcoolizado.

Point Interativo Direção Defensiva

PointDirecaoDef2011 (2)

A imprudência, a imperícia e a negligência humanas, principais fatores responsáveis pela ocorrência de, aproximadamente, 35 mil mortes anuais por acidentes de trânsito, além de agressões e morte em discussões de trânsito que não entram nas estatísticas. Para orientar seus funcionários a Valtra utilizou nosso point e através da interação com o profissional os participantes aprenderam técnicas de direção defensiva como: calcular a distância segura do veículo à frente, como ajustar os retrovisores e evitar o “campo cego”, como dirigir prevenindo acidentes, esclarecimentos e demonstração do bafômetro e outras orientações.

Para aumentar ainda mais a interatividade pode-se agregar opcionalmente o simulador de direção defensiva e óculos simulador de embriaguez.

Quiz Itinerante

QuizItinerante

Personagens percorrem os setores e desafiam 2 ou mais participantes a responderem questões sobre os temas, mas para poderem responder precisam enfrentar desafios como encher balões, acertar bola ao cesto e outros. Também podem ser perguntas tipo bate-rebate como “como praticar direção defensiva?”, quem tiver a última sugestão vence. Os prêmios e sua quantidade são decididos com a empresa.

Intervenção 

faixa de pedestre e vanderleia - pare agora DSC00117

Surpreenda seus funcionários com personagens inusitados interagindo com seus funcionários para transmitir os conceitos de sua campanha. Nos períodos de entrada e saída, recepção ou nos setores crie momentos lúdicos para fixar ainda mais o tema. Vários personagens:  faixa de pedestre, guarda de trânsito, repentistas, motoqueiro e motorista

 Palestra “Trânsito Seguro”

Como conviver com um trânsito que fica cada dia mais complicado, com motoristas irritados, atrasados, algumas vezes apressados, imprudentes e até violentos? Como transitar de forma segura, administrando o estresse e protegendo sua vida e a dos outros? Essas são algumas perguntas respondidas nesta palestra.