Consultoria para implantação ou adição de ações específias a programas já existentes.

Os programas de qualidade de vida no trabalho tendem a privilegiar a melhora do bem-estar das pessoas associado ao ambiente de trabalho, incluindo as atividades sociais e laborais. Já os programas de qualidade de vida, também chamados de programas de bem-estar, abrangem o bem-estar das pessoas na vida como um todo, independentemente dos contextos.

As influências dos aspectos sociais, econômicos, emocionais e intelectuais, do trabalho, sobre a vida como um todo, e as influências do modo de vida sobre a qualidade do bem-estar e desempenho em ambientes ocupacionais, torna alguns objetivos e ações comuns a ambos os tipos de intervenções.

A baixa qualidade de vida pode estar associada a sentimentos e comportamentos danosos ao indivíduo e/ou à organização.  O desequilíbrio entre as exigências ambientais e habilidades para o enfrentamento apropriado podem elevar o desconforto com ansiedade e depressão, repercutindo na saúde e bem-estar geral do indivíduo e seu entorno.

As intervenções para a melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho envolvem avaliação da percepção de práticas e valores no ambiente laboral, fatores de risco à saúde da população e outros aspectos associados ao trabalho. Para a implementação de ações são previstas algumas etapas desde o levantamento de dados até a avaliação do impacto de ações implementadas.

 

Instrumentos

Para o mapeamento de aspectos relacionados à Qualidade de Vida serão utilizados três questionários, cada um com objetivos específicos na caracterização dos colaboradores.

Apresentação e dados demográficos

Questionários de Avaliação Estilo de Vida e Longevidade

Oriundo de vários estudos, dentre eles, o estudo Alameda (Berkman & Breslow, 1983),sobre a relação entre o comportamento humano e saúde.. Este tipo de estudos facilitou o desenvolvimento e aprofundamento do conceito de “Estilo de Vida”, de Wellness ou equivalentes enquanto componentes essenciais na promoção e proteção da saúde e na prevenção das doenças.

Questionário sobre satisfação com a Qualidade de Vida

avaliar a percepção de satisfação com uma ampla gama de variáveis comumente vinculadas ao bem-estar na vida em geral e no trabalho

Indicadores

Com base nos mapeamentos e outras informações serão estabelecidos, em conjunto com a empresa, os objetivos esperados e os indicadores para medição e avaliação dos resultados das ações.

 

Retorno do Investimento

Em uma análise de dezenas de estudos publicados sobre qualidade de vida no trabalho, o retorno sobre o investimento é de US$ 3.48:1 devido à redução das despesas médicas e US$ 5.82:1 devido a redução de despesas médicas e absenteísmo.

Fonte: 1. Source: Aldana, SG, Financial impact of health promotion programs: a comprehensive review of the literature, American Journal of Health Promotion, 2001, volume 15:5: pages 296-320.
2. Source: Aldana, SG, Financial impact of health promotion programs: a comprehensive review of the literature, American Journal of Health Promotion, 2001, volume 15:5: pages 296-320.
3. Source: Chapman, LS, Meta-evaluation of worksite health promotion economic return studies, Art of Health Promotion, 2003, 6:6, pages 1-16.

4. Source: Chapman, LS, Meta-evaluation of worksite health promotion economic return studies: 2005 Update Art of Health Promotion, 2005, p. 1-16.

87.5% dos gastos com saúde estão relacionados ao estilo de vida.

Fonte: Indiana University-Purdue University, Fort Wayne (IPFW) Study, 2006

A saúde afeta a produtividade, pois esta é afetada por vários fatores, destacando-se  o estresse (72%), vida pessoal/familiar (59%), doenças crônicas (58%), absenteísmo (57%), presenteísmo (49%) e doenças relacionadas ao estilo de vida (49%)

Fonte: Watson Wyatt, 2005

 

Ações

Cada empresa apresentará suas necessidades, levantadas durante os estágios anteriores. Para trabalhar esses pontos serão escolhidas as ações mais adequadas à realidade.

A seguir alguns exemplos de ações:

 

Programa de Orientação Nutricional

Os hábitos alimentares associam-se com qualidade da saúde física, satisfação e disposição ao longo da vida. As ações propostas têm entre seus objetivos específicos, incentivar o engajamento em atividade física, promover a prática alimentar saudável, facilitar a acessibilidade a produtos alimentícios saudáveis e despertar o interesse em cuidar melhor de si e do entorno.

Entre as ferramentas utilizadas situam-se estandes, feira de produtos orgânicos e integrais, palestras, teatros, oficinas, consultas nutricionais e psicológicas, apresentações musicais, grupos de monitoramento e outras intervenções.

O programa, com duração de 12 (doze) meses, consiste em intervenções semanais e mensais, em nível coletivo e individual, conforme o perfil das ações. São previstas avaliações quantitativas e qualitativas periódicas, com mensuração do impacto das ações, parâmetros metabólicos e mudanças de comportamento.

 

Atividade Física

Depois da alimentação adequada, a atividade física é um dos pilares para uma boa saúde. As ações vão desde a ginástica laboral até a organização de uma academia “in company”.

As etapas de pesquisa para elaborar o perfil dos participantes, as atividades de incentivo e manutenção, o controle das atividades adequadas aos perfis (hipertensos, gestantes, obesos, DORT), o acompanhamento do desenvolvimento individual e coletivo. Tudo orientado para que se alcance os objetivos traçados e a satisfação dos participantes.

 

Capacitação Comportamental para Gestores

É comum encontrarmos empresas que se aplicaram no treinamento intensivo de seus empregados para práticas seguras, mantendo comitês para supervisionar e registrar as ocorrências que merecem atenção. Mesmo assim, algumas ainda reportam insatisfação com o desempenho de seus empregados que resulta em algum tipo de dano.

É neste contexto que propomos uma maneira de intervir com o objetivo de alterar as contingências em que se registram comportamentos indesejáveis. Nossa proposta se destina a empresas que valorizam e desejam investir na atualização de conhecimentos e práticas comportamentais para seus gestores. O principal objetivo é capacitá-los para uma melhor compreensão e intervenção em contextos em que os treinamentos efetuados se mostram insuficientes.