Novembro Azul

postado em: Novidades | 0

Novembro Azul é uma campanha de várias entidades abordando o tema de prevenção de câncer de próstata entre a população, com foco nos homens. Além disso é uma oportunidade para focar na saúde masculina como um todo, já que os homens tendem a ir menos ao médico do que as mulheres.

Apesar do apoio de várias entidades não governamentais o movimento não conta com apoio direto do instituo Nacional do Câncer (INCa) e do Ministério da Saúde no sentido de rastreio, devido à ausência de indicações científicas para a realização do rastreio do mesmo modo que outras organizações internacionais.

Uma dieta saudável (frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais) com pouca gordura, principalmente as de origem animal, diminuem o o risco de câncer. Atividade física regular, peso adequado, evitar álcool e fumo também contribuem com a prevenção e também promovem uma melhor qualidade de vida. A idade é um outro fator importante, o aparecimento de casos e a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral.

O câncer pode inicialmente não apresentar sintomas ou semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda exame preventivo a partir de 45 anos para homens com casos da doença na família ou negros e 50 anos para os demais.

Conheça nossas sugestões:

Point Saúde do Homem

Usando a abordagem de point, que permite uma maior interação entre os participantes com o monitor, o tema da saúde masculina é abordado de forma didática e descontraída. Com o uso de modelos anatômicos e outros recursos visuais são abordados temas como câncer de próstata, AIDS e DST, doenças cardiovasculares e outras.

Palestra Saúde do Homem

Um momento para interagir e compartilhar conhecimentos, tirar dúvidas e principalmente incentivar os homens a cuidar melhor da sua saúde como um todo.

Tópicos:

  • Demandas Físicas, Emocionais, Sociais
  • Vida profissional X Vida Pessoal
  • Necessidades de Exames preventivos
  • Andropausa e Saúde da próstata
  • Os fatores de risco
  • Os Sintomas
  • As Seqüelas da cirurgia e aPrevenção

Intervenção Super-Homem

Um super herói masculino, com todas as características e preconceitos que a sociedade impõe a um homem, está com alguns problemas de saúde (física e mental) e questiona os funcionários sobre o que deve fazer, como eles lidariam com uma situação. Nessa interação desperta atenção para alguns conceitos prejudiciais e mostra novos caminhos.

Conte com essa e outras intervenções para dialogar com seus homens.