Maio Amarelo 2019

postado em: Novidades | 0

TEMA DO MAIO AMARELO 2019:
“NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”

O slogan apresentado a Associação Nacional de Detrans durante reunião geral. Os temas para as campanhas mensais sugeridas também foram aprovadas.

A ONU tem a campanha da Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020. No Brasil o número de mortes em acidentes tem diminuído de 46.051 em 2012, ano mais sangrento dos últimos dez anos, para 35.708 em 2016, segundo dados preliminares do DataSUS. Foi uma redução de 22,5%, mas ainda assim o número atual é alarmante.

Comparativamente, a Guerra do Golfo (1990 a 1991) matou cerca de 40.000 pessoas. Assim, quando se diz que o Brasil vive uma guerra no trânsito, não é exagero. Embora possa haver particularidades o  Japão, por exemplo, com uma população de 127 milhões e uma frota de quase 61 milhões de carros, teve menos de 3.700 vidas em 2017.

Dispomos de várias ações que podem sem usadas em campanhas de segurança no trânsito. São Simuladores de direção, Simuladores de Colisão, Intervenções Teatrais como a “Faixa de Pedestre”, Anjo da Guarda e muitas outras.

Simulador de Colisão

O simulador de impacto consiste de uma estrutura de quase 7 metros com um trenó móvel para dois participantes que se desloca em plano inclinado até chocar-se no final em retentores a aproximadamente 7 km/h.

Apesar da pouca velocidade as pessoas saem literalmente “impactadas” com as forças envolvidas em uma colisão e podem inferir o que sentiria a velocidades maiores. A experienciação da situação incentiva a pessoa a ter um comportamento preventivo maior em relação a ela e os demais.

Além do uso de cinto de segurança são abordados:

  • ultrapassagens perigosas
  • os perigos do uso de celular ao volante
  • tempo de frenagem
  • dirigir dentro da velocidade permitida nas vias
  • dentre outros temas de direção defensiva

 Simulador de Direção Defensiva

A Impaciência diante do semáforo fechado que faz o motorista avançar, esquecer de sinalizar ao mudar de faixa, limites de velocidade. Estes são alguns dos pequenos desvios que podem provocar grandes acidentes.Os participante podem checar seu comportamento ao volante em evento sobre segurança no trânsito. Utilizando nosso simulador de carro ou moto o participante checa seu comportamento ao volante quando colocado em situações reais de trânsito. Cada colaborador utiliza o simulador por 5 minutos em média, num total de 12 pessoas por hora.

Point Interativo Simulador de Embriaguez

Se beber, não dirija. Todos conhecem a frase e imaginam o que acontece. Mas o que acontece? No laboratório Shire os participantes foram convidados a utilizar o óculos simulador e, ao mesmo tempo, desempenhar atividades simples como colocar o dedo no nariz, andar sobre uma linha reta sem se desviar, etc. Sentiram as dificuldades que alguém alcoolizado sentiria para realizá-las.

Os participantes são levados a perceber  de maneira prática, não apenas estas dificuldades causadas pelas alterações dos reflexos de equilíbrio  mas principalmente, os riscos em que colocam tanto a si quanto aos  que os cercam ao dirigir ou realizar alguma tarefa estando alcoolizado.

Intervenção 

Surpreenda seus funcionários com personagens inusitados interagindo com seus funcionários para transmitir os conceitos de sua campanha. Nos períodos de entrada e saída, recepção ou nos setores crie momentos lúdicos para fixar ainda mais o tema. Vários personagens:  faixa de pedestre, guarda de trânsito, repentistas, motoqueiro e motorista

Corrida Maluca

A jornada em uma pista de 10 metros nesta “corrida maluca” trabalha a percepção de risco e o comportamento seguro quanto ao uso do celular e redes sociais.

Nela, ao mesmo tempo em que percorrem um circuito repleto de “obstáculos”, ainda precisam responder mensagens no celular e igualmente prestar atenção à sua sinalização. Logo depois, no final, os participantes ainda são questionados sobre algumas frases que outros participantes seguravam durante o trajeto.

No diálogo final questiona-se sobre as dificuldades e distrações durante o percurso. Como é fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Assim demonstramos os riscos no trânsito ou trabalho que as distrações trazem e a importância do foco.

Campanhas educativas

Fevereiro – Os cuidados próximos às escolas.

Março – Por que dirigir sob efeito de drogas lícitas e ilícitas é perigoso?

Abril – Use o cinto corretamente e saiba a importância dele para salvar sua vida.

Maio – Ações de apoio ao Maio Amarelo, campanha por um trânsito seguro.

Junho – Riscos de acidentes, como evitá-los?

Julho – A importância de equipamentos de segurança para moto e motociclistas (capacete, calçado).

Agosto – Comunicação em trânsito – A importância de ver e ser visto.

Setembro – Celular ao volante: por que não usar?

Outubro – Os limites de velocidade existem para lhe proteger.

Novembro – Ultrapassagens: como executá-las com seguranças.

Dezembro – Como dirigir em condições adversas? (chuva, neblina, queimadas)

Frases para as peças publicitárias

O Contran também definiu as mensagens a serem veiculadas nas peças publicitárias destinadas à divulgação ou promoção, nos meios de comunicação social, de produtos oriundos da indústria automobilística ou afins, no ano de 2019. As frases foram sugeridas pelo Oservatório Nacional de Segurança Viária. São elas:

·         Faça a sua parte por um trânsito mais seguro.

·         Vamos juntos reduzir as mortes no trânsito.

·         No trânsito a vida é mais importante.

·         No trânsito, gentileza e segurança andam juntos.

·         Deixe a pressa de lado e dê valor à segurança.

·         Desconecte-se do celular e dê atenção ao trânsito.