Carnaval 2019

postado em: Novidades | 0

Carnaval é época de diversão, mas também de segurança. É sempre uma boa ideia realizar campanhas de conscientização. Para ter uma noção da importância disso, veja como foi o carnaval 2018 nas estradas:

Este foi um carnaval menos violento comparado aos últimos 4 anos nas rodovias. Aconteceram 103 mortes nas estradas federais. Comparando, em 2017, 150 pessoas morreram nas estradas federais no período. Ainda assim:

  • 1.610 autuações por embriaguez ao volante com 172 detidos
  • 4.517 veículos autuados por falta do uso de cinto de segurança por condutor ou passageiro
  • 690 multas por falta de uso de capacete
  • 718 flagrantes de não uso da cadeirinha infantil

Fora isso as pesquisas apontam que 45% dos brasileiros ainda fazem sexo sem proteção. Neste assunto, além da imprudência, o excesso de álcool durante as festividades pode colaborar para tomar decisões erradas e se expor as IST.

Caso deseje realizar alguma campanha no carnaval entre em contato e conheça mais sobre nossas soluções.

Simulador de Colisão

O simulador de impacto consiste de uma estrutura de quase 7 metros com um trenó móvel para dois participantes que se desloca em plano inclinado até chocar-se no final em retentores a aproximadamente 8 km/h.

Apesar da pouca velocidade as pessoas saem literalmente “impactadas” com as forças envolvidas em uma colisão e podem inferir o que sentiria a velocidades maiores. A experienciação da situação incentiva a pessoa a ter um comportamento preventivo maior em relação a ela e os demais.

Além do uso de cinto de segurança são abordados:

  • ultrapassagens perigosas
  • os perigos do uso de celular ao volante
  • tempo de frenagem
  • dirigir dentro da velocidade permitida nas vias
  • dentre outros temas de direção defensiva

Point AIDS e Alcoolismo

Para que a alegria continue depois do Carnaval, os colaboradores participarão de maneira interativa de várias orientações e demonstrações sobre o tema.

Permite que os colaboradores interajam como num estande, abordando assuntos relacionados à prevenção de ISTs. Dessa forma a proximidade com os profissionais de nossa equipe facilita a troca de informação. Assim os temas são abordados de uma maneira descontraída e instrutiva. Os assuntos abordados são apoiados por diversos recursos lúdicos e visuais:

  • Mama Artificial contendo nódulos malignos e benignos. Com o propósito de orientar de forma prática a conhecer o próprio corpo. Auxilia-se assim a detectar precocemente o câncer de mama;
  • Modelo do Virus da AIDS
  • Pélvis Masculina com o fim de abordar o câncer de próstata. Orienta sobre exames de detecção e sua prevenção
  • Pélvis Masculina e Feminina orientando sobre as ISTs e demonstração do uso correto do preservativo masculino e feminino.
  • Banner informativo

No point de Tabagismo e Etilismo, apesar de serem hábitos comuns, fumar e ingerir bebidas alcoólicas podem prejudicar em muito nosso saúde. A fim de abordar o tema são utilizados recursos como:

  • Cigarro Gigante que equivale a 1 maço de cigarro fumado durante um ano
  • Boneco fumante representando as substâncias que ficam retidas no pulmão
  • Painéis informativos
  • Experiência ao vivo mostrando como células são “cozidas” pelo álcool

O profissional usa esses recursos para interagir com os participantes enquanto transmite informações úteis para os participantes. Assim são motivados a adotar hábitos saudáveis e seguros, de tal forma que eles possam aproveitar melhor a vida ao lado das pessoas que amam.

DSC04682 (Small)

Painel da AIDS

Um painel com a frase “Vamos acabar com a AIDS, pegue a sua camisinha”. Nele a palavra AIDS é composta por preservativos adesivados.  Assim, Conforme as pessoas vão retirando os preservativos a palavra AIDS vai sumindo. No final, sobra somente uma leve silhueta da palavra. Acompanha banner com informações sobre a AIDS.

IMG_1380

Opcionalmente pode-se contratar também um monitor para passar alguma informações e incentivar as pessoas a participar da ação.


Óculos Simulador de Estado Alcoolizado

Se beber, não dirija. Apesar de todos conhecerem a frase, será sabem o que acontece? Diante disso convidamos os participantes utilizar o óculos simulador de dosagem alcoólica (ou embriaguez). Ao mesmo tempo têm de desempenhar atividades simples como colocar o dedo no nariz, andar sobre uma linha reta sem se desviar, etc. Desta forma sentem as dificuldades que alguém alcoolizado sentiria para realizá-las.

Além destas dificuldades causadas pelas alterações dos reflexos de equilíbrio, também percebem os riscos que colocam tanto a si quanto aos que os cercam ao dirigir ou realizar alguma tarefa perigosa estando alcoolizado.


 Simulador de Direção Defensiva

Leve os participantes a refletirem sobre as pequenas atitudes preventivas no dia a dia. Pois estas podem fazer toda a diferença. Assim, a Impaciência diante do semáforo fechado que faz o motorista avançar, esquecer de sinalizar ao mudar de faixa, limites de velocidade são alguns dos pequenos desvios que podem provocar grandes acidentes.

Assim, utilizando o simulador de carro ou moto, os participantes experimentam situações cotidianas e percebem também seus desvios em relação à direção defensiva.